Mantilha: Conheça essa tradição milenar e saiba como usar!

Modelo de Mantilha

Você já ouviu falar de mantilha? Sabe para que serve? Como deve ser utilizada? Se faz parte da cultura brasileira esse tipo de peça? Não?! Sem problemas! A partir de agora você vai conhecer tudo sobre essa tradição milenar que atravessa os anos e continua forte até hoje.

Nos próximos tópicos você vai entender tudo sobre a mantilha, as suas utilidades e composições. Fique ligada que é uma verdadeira aula de história da indústria têxtil mundial!

O que é a mantilha de noiva?

A mantilha é uma peça criada originalmente na Espanha e muito tradicional no Velho Continente até hoje. Ela é um acessório muito antigo e que tem a regra de se passar de mãe para filha. Por isso, conseguir uma mantilha de verdade é bem difícil atualmente. Só em famílias muito tradicionais da Espanha que isso é possível.

Porém, nem tudo está perdido, é possível construir algumas réplicas do mesmo estilo e usando tecidos parecidos com o da mantilha ainda hoje. E essa ideia de voltar ao passado, às tradições e ao clássico vem sendo muito utilizada atualmente nos casamentos brasileiros.

A mantilha é como se fosse um véu, com a diferença que é feita a partir de tecidos mais pesados, como o próprio utilizado no vestido da noiva. O uso da peça exige algumas regras. O vestido, por exemplo, não pode ter renda. A renda tem que está presente apenas na mantilha em bordados bem especiais, principalmente nas bordas do acessório.

Modelo Mantilha

Bordada

É a forma tradicional, talvez a única existente de mantilha ao redor do mundo. O bordado não é como o utilizado em véus que são alguns detalhes ao redor do tecido de renda ou de tule. No caso da mantilha, existe um grande bordado nas extremidades do tecido, como se fosse uma moldura mesmo. Algo bem bonito, clássico e tradicional.

Além disso, no meio do tecido também é possível fazer algumas composições e desenhos com a renda. A mantilha é muito pesada, um tecido forte, que pode ser bem trabalhado sem grandes problemas e, por toda essa beleza e força, fica extremamente lindo em uma cerimônia na igreja.

Modelo de Mantilha

 

Mantilha ou véu, qual usar?

Existe uma variedade enorme de possibilidades de uso de véus de noiva. Há os longos, que vão até o fim do vestido, os que são menos longos, os que batem nas costas, nos ombros e até mesmo os mais curtinhos.

Cada um desses véus é utilizado em determinadas situações e estilos de casamentos. No caso de uma cerimônia clássica, na igreja, você vai ter que escolher o véu super longo, que vai até o fim do vestido e é esse, somente esse, que pode ser comparado à mantilha.

Isso porque a mantilha é uma peça espanhola muito tradicional e só deve ser utilizada em cerimônias na igreja com todo o aspecto medieval e épico relacionado à época. É um casamento de princesa, ou de rainha.

Se você quer mesmo uma cerimônia bem tradicional, em uma igreja medieval católica e toda a pompa relacionada a esse tipo de festividade, a escolha desse acessório é sensacional. Ela vai relembrar a época e fazer com que o estilo do casamento seja realmente representado por esse lindo acessório.

Porém, se você preferir um tecido mais leve, mas tão clássico quanto, o véu longo é uma excelente opção. Lembre-se que seu vestido vai pesar bastante, por isso, escolha uma peça que você fique bem confortável. O grande dia é seu, somente seu e do noivo, esteja aconchegante e feliz para ele. Não é uma roupa ou um acessório que vai fazer a diferença, mas sim a sua felicidade!

Modelo Mantilha

Preço 

É muito difícil você encontrar uma mantilha de noiva pronta por aí para ser comprada. Normalmente, ela é feita por uma costureira que entenda do corte da peça e faça o acessório em conjunto com o vestido. Até mesmo para aproveitar as sobras do tecido já que a mantilha precisa ser feita com o mesmo tecido da roupa.

A depender da complexidade da peça, do corte, do tecido utilizado e do estilo de bordado, os preços variam muito. Pode custar 100 reais, como pode chegar aos 2 mil. Por isso, tudo vai depender de como você quer a sua mantilha de noiva.

Se tiver gostado deste texto sobre a mantilha de noiva, compartilhe-o nas suas redes sociais!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *