Bolo de Casamento: Saiba como escolher a melhor peça para o seu casamento!

bolo de casamento

O bolo de casamento é o protagonista da festa depois dos noivos, e faz parte tanto da decoração quanto do buffet. Isso significa que você vai precisar escolher bem o sabor e o estilo, para não comprometer a sua festa.

Existem muitas opções de bolo de casamento, e apesar de não existir certo e errado,  alguns fatores podem influenciar, fazendo essa escolha parecer mais difícil do que deveria.

Justamente por causa disso preparamos esse artigo de hoje com várias dicas que vão te ajudar a escolher o bolo de casamento ideal para esse dia tão especial.

Bolo de casamento quadrado

Os bolos redondos são mais comuns. Porém, se você quiser que o seu casamento seja diferente e isso combinar com a decoração e a personalidade dos noivos, o bolo quadrado é uma ótima opção, e é igualmente bonito. Você pode fazer muitas variações ao escolher as peças quadradas, empilhando eles de maneira desalinhada ou colocando cada um em uma prateleira. Bordas de chantilly também dão um toque nostálgico e é uma delícia para o paladar. Veja algumas inspirações de bolo quadrado para o seu casamento:

bolo quadrado simplesbolo quadrado dividido bolo quadrado rosa

bolo quadrado

Bolo com pasta americana

O bolo com pasta americana também é chamado de White cake, e é o mais tradicional dos bolos de casamento.

Geralmente é grande e muito bem decorado, sendo o item principal da decoração da festa, podendo ficar tanto na mesa de doces quanto no centro do salão.

Os modelos mais comuns de bolo com pasta americana são: renda (desenhos florais que dão a impressão que tem uma renda por cima do bolo), com babados, com flores, com laços e com pérolas (feitas de pasta americana e um pó perolado por cima), entre outros.

Bolo de casamento Rústico

O casamento rústico está na moda, e pede um bolo rústico para combinar com a decoração.

O bolo de casamento rústico pode ser produzido como naked cake, mas na maioria das vezes tem linhas horizontais marcadas na camada de chantilly. Nele também é muito indicado o uso de elementos e detalhes marrons, amadeirados e tons neutros. Veja alguns exemplos abaixo:

bolo rustico exemplo bolo de casamento rustico bolo rustico

Bolo de casamento simples

O bolo de casamento simples é ideal para festas igualmente simples, e geralmente é feito com pasta americana e tem poucas camadas. Para uma festa mais reservada, com poucos convidados, faça um simples e menor. Você pode optar por ele caso queira economizar e não é porque ele não tem muitos andares que ficará feio. Com detalhes simples como pérolas ou fitas por exemplo, você pode montar apenas um andar  ou no máximo dois e incluir algum elemento de biscuit. Veja como fica delicado e lindo:

bolo de casamento simples 2

bolo de casamento simples 1

bolo de casamento simples

Bolo de casamento com Chantilly

Existem pessoas que não gostam da pasta americana ou preferem o bolo de casamento com chantilly por ser mais barato. Contudo, o mais importante para esse formato é contratar um bom confeiteiro. O chantilly é mais molinho e não dura tanto se for de ingredientes de má qualidade. Portanto, apesar de ser mais em conta, selecione alguém de confiança ou o bolo pode ficar desmanchando e feio.

Naked Cake

O Naked Cake, como o próprio nome sugere, é um bolo “pelado”, ou seja, sem cobertura. Nele, a massa e o recheio ficam à mostra. Por não ter cobertura de chantily ou outra camada, garanta que seu naked tenha um recheio bem molhadinho. O ideal é até que o confeiteiro faça a massa mais mole, mas caso ele esqueça ou você prefira, colocar gotinhas de refrigerante guaraná salvam seu bolo rapidinho. E fique tranquila, o guaraná não deixa gosto!

Esse formato é ideal para casamentos durante o dia, tanto na praia quanto no campo. Para não ficar completamente pelado, enfeite ele com frutas e flores.  Veja alguns exemplos abaixo de como o naked pode ser lindo e tem a cara de um casamento diurno!

naked cake fruta 2

naked cake frutas 1

naked cake frutas

Bolos fakes

Os bolos fakes são a ultima moda quando o assunto é bolo de casamento, e nada mais é que um bolo falso ou cenográfico, que fica na mesa e não é cortado no final da festa.

A maior vantagem dos bolos fakes é a durabilidade, principalmente quando o casamento vai acontecer ao ar livre, durante o dia ou em dias mais quentes, pra não correr o risco de derreter.

A facilidade para transportar e de fazer o bolo exatamente do jeito que você sempre sonhou também entram na lista de vantagens dos bolos fakes.

Quantos andares faço meu bolo de casamento?

A altura do bolo de casamento também deve ser decidida de acordo com a vontade dos noivos. Além disso, vale a pena pensar se o bolo vai ficar junto da mesa de doce, ou sozinho. Se estiver sozinho, pode ser maior (com mais de 3 andares), e se ficar na mesa com os docinhos, um bolo menor fica mais harmonioso.

Também é importante considerar a altura dos noivos, para não ficar desproporcional.

E o número de fatias?

Para calcular o número de fatias você vai precisar considerar outros fatores. Se a festa tiver docinhos e jantar, você pode pensar em 50% da quantidade de convidados, e se for um coquetel apenas com o bolo e champagne, o ideal é uma fatia por convidado.

O tamanho da fatia também pode variar de acordo com o bolo, e deve ser acordado anteriormente. O mais comum é uma fatia com 80 a 150g.

Como escolher o sabor do bolo de casamento?

Como falamos no começo desse artigo, não existe certo e errado quando o assunto é o dia mais importante da sua vida. Você deve escolher o sabor do bolo de casamento de acordo com o seu gosto e personalidade, além de considerar a decoração da festa.

Para usar frutas, você precisa considerar também a época do ano, para saber se vai encontrar a fruta que quer, e se o preço vai valer a pena.

Conheça o confeiteiro

É muito importante você conhecer a reputação do confeiteiro que vai fazer o seu bolo de casamento, pois é muito comum acontecerem problemas com atraso, material sem qualidade, e até mesmo profissionais que somem sem entregar o bolo, sem devolução do dinheiro e sem dar satisfação.

Dê prioridade para profissionais que tenham sido indicados, e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Em época de redes sociais, vale a pena descobrir quantos seguidores a empresa tem, ver os últimos trabalhos feitos, o feedback de clientes e tudo que possa provar o seu profissionalismo.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *