Casamento comunitário: O que é? Quais documentos são necessários? É gratuito? Tire duas dúvidas!

casamento comunitário

Em tempos onde economizar tem sido uma necessidade, o casamento comunitário é uma ótima opção para aqueles que não podem arcar com os altos custos de uma cerimônia de casamento.  Afinal de contas para casar na igreja em uma cerimônia privada, inevitavelmente, você precisará despender bastante dinheiro.

Aqui ajudaremos você a entender melhor o que é casamento coletivo, mostrando como funciona, como organizar, documentos necessários e muito mais.

O que é casamento comunitário?

Casamento comunitário é o tipo de casamento em que diversos casais se casam no mesmo dia com o intuito de não gastar nada com a cerimônia. Esse tipo de casamento tem se tornado bastante comum e não é difícil de encontrar ações que promovam esse tipo de evento de forma totalmente gratuita.

Como funciona?

Diversas cidades no Brasil possuem programas de casamentos comunitários. Esse tipo de projeto social é realizado para regularizar a situação de casais que não possuem condições financeiras de arcar com os custos da documentação.

Geralmente essas ações são realizadas por organizações não governamentais, congregações religiosas e também pelo poder público, podendo partir tanto da prefeitura como das esferas estaduais e federais. Por isso é preciso ficar atento e procurar se informar sobre esse tipo de casamento na sua cidade.

Outra questão sobre os casamentos comunitários diz respeito aos tipos que podem ser acompanhados de uma celebração religiosa ou não. Geralmente casamentos promovidos pela igreja são acompanhados de celebração religiosa, já os organizados por  órgãos governamentais são compostos apenas pelos procedimentos civis.

alianças

Como organizar um casamento comunitário?

Para organizar um casamento comunitário é preciso que você tenha uma boa rede de contatos com pessoas que irão viabilizar, de forma gratuita, os tramites necessários. Antes de tudo você precisará da parceria de um juiz que esteja disposto a abrir mão dos seus honorários para realizar a cerimônia.

Outro aspecto diz respeito ao cartório, é possível encontrar alguns que não cobram taxas nenhumas por esse tipo de evento. Porém caso o cartório venha a cobrar taxas essas taxas podem ser reduzidas e até mesmo dividida entre todos os noivos, dessa forma fica bem barato para todos.

Além você deve pensar que uma cerimônia de casamento precisa da participação de diversos outros profissionais, e encontrar pessoas dispostas a ajudar não é tão difícil. Procure parceria com decoradores, cabeleireiros, fotógrafos  dentre outros. Afinal de contas algumas pessoas que casam comunitariamente não possuem recursos financeiros para arcar com esses gastos.

Como fazer as inscrições?

Para casar comunitariamente antes você precisa demonstrar o seu interesse, e para isso você deve fazer a sua inscrição. A melhor opção para saber das datas previstas e para realizar a sua inscrição é procurando informações na igreja da sua cidade. As igrejas estão sempre por dentro desse tipo de ações, afinal de contas, elas que geralmente organizam ou pelo menos participam do evento.

casamento comunitário buquê

Quais são os documentos necessários para o casamento comunitário?

Os documentos necessário para o casamento comunitário são os mesmos exigidos em um casamento privado. Para ajudar você a organizar a sua documentação, elaboramos uma lista com todos os documentos que você deverá apresentar. Confira:

1 – Para solteiros a certidão de nascimento original.

2 – Para viúvos certidão de casamento com a averbação do óbito ou então certidão de óbito do cônjuge falecido.

3 – Para divorciados é preciso apresentar a certidão de casamento com averbação da separação.

4 – Documento de identidade.

5 – Comprovante de domicílio.

6 – Comprovante de renda.

7 – Duas testemunhas com seus documentos pessoais, identidade e CPF.

Qual o papel do cerimonial?

O cerimonial do casamento vai ser realizado conforme aquilo que foi programado pelos organizadores. No cerimonial geralmente há uma celebração religiosa coletiva, onde o padre ou pastor irá direcionar a sua fala a todos os casais ali presentes. Os ritos geralmente se assemelham bastantes aos de um casamento privado, porém de forma coletiva.

 O casamento comunitário é pago?

Esse tipo de casamento costuma ser uma ação social e como tal não costuma ser pago. Contudo pode acontecer de os noivos quererem contratar algum serviço a mais, e nesses casos, o valor poderá ser dividido entre todos. Dessa forma não pesa no bolso de ninguém.

Como exemplo de serviços especiais temos decorações diferenciadas, contratação de fotógrafos e até mesmo a limpeza do local. Por isso é tão importante conseguir parcerias com profissionais que estejam dispostos a ajudar gratuitamente.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *