Cerimonialista: O que é? Quais são as funções? É realmente necessário?

cerimonialista

A maioria das pessoas não tem condições de realizar, preparar, produzir e executar todo um casamento sozinha. Muitas vezes, pode ser por falta de tempo e outras, por falta de experiência mesmo em organizar um evento desse porte. Para isso, as pessoas contratam um cerimonialista.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o cerimonialista, o que ele faz, como é feita a contratação e outras informações que você precisa saber sobre esse importante profissional. Confira!

O que é cerimonialista?

O cerimonialista consiste em um profissional contratado para organizar festas e eventos. É como se fosse um produtor em shows e espetáculos, só que para situações mais privadas, eventos mais particulares.

O dever do cerimonialista é fazer com que tudo dê certo no evento, na festa de aniversário, na formatura ou no casamento. O centro de toda a organização está na mão desse profissional que tem a experiência e tempo para cuidar de tudo por você.

As decisões e a palavra final são do contratante, porém quem faz tudo acontecer é o cerimonialista.

Quais as funções?

O cerimonialista faz tudo o que é decidido no casamento. Ele organiza o buffett, a decoração, a banda, a organização das mesas e cadeiras, os garçons, as músicas, os detalhes dentro do casamento, as fases da festa, a hora do bolo, enfim, é um verdadeiro produtor de um evento particular.

Além desse trabalho no momento da festa, o cerimonialista também ajuda os noivos na preparação do casamento. Ele vai junto em encontros com músicos, decoradores, djs, bandas, buffetts e tudo que envolve a cerimônia. Dá dicas, ajuda nas escolhas, cria um planejamento para que tudo seja feito no tempo certo, um cronograma, planilha de gastos, enfim, tudo que precisa para o seu casamento dar certo.

função do cerimonialista

Cerimonialista é necessário?

 Se você não tem experiência para conseguir produzir um evento desse porte e/ou não tiver tempo, a melhor coisa a se fazer é contratar uma empresa de cerimonialista. É a única garantia que você tem de que o seu casamento vai sair do jeito que você sempre sonhou, sem nenhum problema, sem precisar se preocupar, esquentar a cabeça, nada.

Você não vai precisar fazer muita coisa, porque o cerimonialista vai cuidar de tudo. Por isso, esse profissional é tão importante. Caso você não tenha dinheiro, ok, é possível fazer uma festa sem o cerimonialista. Mas, de preferência, faça com um para evitar que você tenha que se preocupar com questões de urgência no casamento em um momento que você deveria estar apenas curtindo a situação.

O cerimonialista é o profissional essencial para que você não tenha dores de cabeça, não tenha que tomar decisões no grande dia, fique tranquila e bem à vontade para curtir todas as belezas e delícias do casamento.

Qual o valor?

 O preço depende muito do tipo de evento, tamanho, quantidade de convidados, do que é necessário fazer, por isso não dá para definir um valor em específico, nem uma média.

Cada evento é de uma forma e o cerimonialista vai cobrar de acordo com ele. Um grande casamento, com cerimônia religiosa, festa e tudo que tem direito custa alguns milhares de reais a contratação do cerimonialista.

Mas em um casamento mais simples, o valor cai bastante, não chega aos mil reais, a depender de como for o seu casório.

arrumar a noiva

Cerimonialista de casamento evangélico

Como há uma diversidade religiosa muito grande no Brasil, existem sim profissionais de cerimonial que são específicos para determinados tipos de eventos, como os de acordo com religiões. Normalmente, você vai encontrar o cerimonialista especializado em casamento evangélico dentro da sua própria igreja.

Converse com pessoas que já casaram, com o pastor e demais envolvidos na igreja que eles vão ter vários para te indicar. A diferença é que esse profissional sabe todos os detalhes que podem e que não podem ter em um casamento evangélico, o que facilita bastante a vida dos noivos.

Como contratar?

Todo profissional ou empresa que você for contratar precisa ter sido indicada por alguma pessoa conhecida, ter boas avaliações, não ter reclamações, nem ser alvo de processos. Por isso, faça uma boa pesquisa antes sequer de orçar valores.

O que não falta por aí são golpistas querendo ganhar dinheiro em cima do dia mais feliz da sua vida, por isso tome bastante cuidado com isso.

Depois de fazer toda essa pesquisa, defina umas três ou quatro empresas de cerimonial para fazer o orçamento. Visite ou chame para o profissional ir até a sua casa, explique o evento de maneira detalhada, que ele vai te passar um valor.

Após fazer toda a pesquisa e orçamentos, basta escolher pelo de melhor custo-benefício. Só não se esqueça de apenas contratar uma empresa de cerimonial que seja 100% confiável. Não dê esse mole, porque você pode ser passada para trás.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o trabalho do cerimonialista, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *