
A dama de honra é essencial em qualquer cerimônia tradicional e clássica que se preze. Sem essa personagem fica bem claro que falta alguma coisa no casamento. O que poucos sabem é qual a real função da daminha em uma cerimônia.
Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a dama de honra, qual a função dela, até que idade pode ser dama de honra, entre outras respostas para as suas principais perguntas. Veja!
Contents
O que é dama de honra?
A dama de honra é, historicamente, uma auxiliar da noiva na hora do casamento. Ela veste um vestido bem parecido com o da noiva, porém pequeno, já que é uma criança e leva objetos junto consigo que precisam ser usados durante a cerimônia.
Essa personagem, para ser clássica, precisa ser uma criança, antes de chegar até a pré-adolescência. Claro que existem casos até de adultas que fizeram o papel de dama, mas tradicionalmente são as crianças. Fica mais bonito e faz mais sentido.
Quais as funções?
A função da dama de honra é ajudar a noiva no que ela precisar. Por isso, é bom que não seja uma criança muito pequena também, que não tenha muita noção do que está fazendo. Crianças de 7, 8 anos são as ideais para essa função.
A daminha entra no casamento já levando algo para a noiva, normalmente são flores, mas pode ser qualquer outra coisa. Além disso, elas representam o momento mais fofo da cerimônia, da esperança, criança, da família e isso tem uma função muito importante.
Em alguns casos, a dama de honra é também a porta aliança, ou seja, a pessoa que leva a aliança até o padre ou pastor para ser abençoada e depois trocada entre os noivos.
Até que idade se é dama de honra?
O ideal e, até mesmo, para fazer sentido a existência dessa personagem é de que a dama de honra seja uma criança. Porém, não dá para colocar uma criança de 2 anos de idade, porque pode ser que tudo planejado dê errado no dia.
Crianças muito novas podem ficar com medo a ponto de chorarem copiosamente, não conseguirem entrar na igreja, entre outros problemas. Imagine você com apenas 2 anos de idade e centenas de pessoas com 4 vezes o seu tamanho olhando para você. Não vai ser uma situação legal, não é mesmo?!
Por isso, o ideal é que sejam crianças mais maduras, de 7, 8, 9 anos de idade. Mas que também não ultrapasse isso, senão ficam velhas demais para o papel de dama de honra e de pajem.
Dama de honra criança
A criança escolhida para ser a dama de honra precisa ser treinada da mesma forma que a noiva. É até bom que ela participe de pré-eventos, como os testes de vestido, maquiagem junto com a noiva, porque essa personagem é, na verdade, uma mini-noiva.
Ela também tem que participar dos treinamentos para entrar na igreja, inclusive com maior preocupação por parte da cerimonialista. A criança é mais sapeca, não respeita regras e, por isso, precisa ser bem treinada para fazer tudo direitinho no grande dia.
E se for adulta?
Não faz sentido ter uma dama de honra adulta, só se for por um motivo muito relevante, como uma adolescente que o casal adotou recentemente, ou uma irmã da noiva que tenha uma condição especial, enfim, somente em casos bem definidos.
No mais, o ideal é que seja uma criança mesmo que represente a mini noiva, ou seja, a daminha de honra.
E o pajem?
O pajem é o representante do noivo. Tudo que funciona na relação entre a dama de honra e a noiva vale para entre o pajem e o noivo. Fica muito lindo se o pajem tiver o terninho combinando com o do noivo.
Mensagem de agradecimento da dama de honra
Outra função importante que pode ser feita pela dama de honra ou pelo pajem é a entrega de uma mensagem feita pelo noivo ou pela noiva para ser lida em homenagem ao outro. Fica bem bonito, pode ser engraçado, divertido e bastante emocionante.
Se tiver gostado deste texto sobre dama de honra, compartilhe-o nas suas redes sociais!