Marcha nupcial: Quais são as melhores versões? Tire suas dúvidas!

marcha nupcial

A entrada da noiva é um dos momentos mais esperados do casório. É o momento que finalmente o noivo poderá ver sua futura mulher. Ali todos aqueles longos meses de preparo e expectativa se concretizam. É como abrir um portal da felicidade entrando com toda elegância e beleza. Para compor esse grande momento, é a marcha nupcial que toca para narrar a chegada da noiva. Muito tradicional e requisitada, as vezes parece que um casamento sem ela não é um casamento de verdade. Por isso, apesar de antiga, ela continua sendo a trilha sonora mais escolhida pelos noivos para essa hora. Tam tam tam.. tam tam tam!

Mas como escolher sua melhor versão? Existem diversos tipos de instrumentos que podem ser tocados para a marcha nupcial. O que vale na hora da escolha é realmente o gosto musical dos noivos. Qual tipo de som eles preferem. Cada um tem uma beleza própria e para se decidir é preciso pensar em qual tom a noiva quer entrar. Mais suave? Mais clássico? Mais forte?

A marcha nupcial no teclado é uma boa opção?

O teclado é sempre um boa opção para a marcha nupcial. Ele dita um tom de mistério e romantismo ao mesmo tempo. Ele tem um som que demonstra expectativa da entrada de uma forma suave e leve.

E no violino?

O violino tem muito drama em seu som, então para quem deseja uma boa entrada clássica e dramática, é a melhor opção. Com sons que lembram grandes concertos, é um dos sons mais bonitos e emocionantes. É realmente como se o violino chorasse ao tocar.

JÁ SABE AS MÚSICAS PARA A CERIMÔNIA? NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA!

A marcha nupcial no trompete é tradicional?

Esse é o som da anunciação tradicional das histórias de rainhas e castelos. Então se a ideia é realmente passar a sensação de anúncio de uma entrada mais elegante, com certeza será a melhor ideia.

Como é na flauta doce?

A flauta doce também oferece essa sensação de anunciação, em níveis mais suaves. Combina mais com casamentos mais intimistas e menores.

Qual a cifra da marcha nupcial?

Mas se você quer algo mais acústico e pessoal, o violão ou a guitarra podem ser ótimas ideias. Confira a cifra para esses instrumentos.

Tom: C

Pam pam pam
C
Paaaaaam pam pam pam
C
Paaaaaam pam pam pam
C/E
Páaam pam pam pam páaam pam pam pam
C/G
Páaam pam pam pam páaam pam pam pam

Am       Bm
Páaaaaam páaaaam pam
F       G
Pám pám pám pám
C         G
Paaampara páaaa para
C
Pá torom torom torom
Am       Bm
Páaaaaam páaaaam
F        G
Pa pém pê pi pé
C       Em
Pômpóro póoo pôm pi
G
Péeeeeeeeeeee
C
Puuuuuuuuuuuum

Partitura

A versão de Mendelssohn é a original?

Sabe aquela versão bem tradicional mesmo de marcha nupcial que estamos falando? Então, o compositor dela na verdade se chama Wagner. A composição foi feita como prelúdio para o terceiro ato da ópera “Lohengrin”. É nesse momento que os personagens principais entram na câmara nupcial para consumar o casamento.

Mas a versão de Mendelssohn já é outra, que segue a mesma linha, mas tem suas modificações. Ela foi feita para a peça “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare.

Na hora de escolher o que vale realmente é o gosto. Tradicionalmente a marcha nupcial de Wagner é tocada para a entrada da noiva. Já a de Mendelssohn costuma aparecer no fim da celebração.

A ordem pode ser contrária, dependendo da escolha dos noivos. É importante antes verificar com a igreja, porque algumas religiões proibiram o uso da marcha de Wagner. Isso por ter inclusão de temas pagãos nas óperas do compositor. Mas a verdade é que não há uma proibição muito explícita.

Existe marcha nupcial alternativa?

Mas a marcha nupcial só pode ser dessas músicas tradicionais? Claro que não! O casamento é seu e a música da entrada fica a seu critério. A maioria prefere manter a tradição, mas nada te impede de escolher uma música que signifique algo especial para vocês.

Você pode optar pela música que represente o amor de vocês. A música que vocês ouviram pela primeira vez juntos. Ou até pela melodia ou letra que vocês consideram bonitas e especiais para esse momento.

As possibilidades são inúmeras, você pode usar a música religiosa “Ave Maria”, por exemplo. Outras canções que costumam ser perfeitas para o momento são: Christina Perri – A Thousand Years,  Bruno Mars – Marry You e Marcelo Jeneci – Pra Sonhar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *