Noivinhos: O que são? Quando surgiu a tradição? Como escolher?

noivinhos bolo casamento

É difícil ir em um casamento hoje em dia e não dar de cara com os famosos noivinhos, aqueles bonequinhos colocados no topo do bolo. Assim, são inseridos como se fossem miniaturas dos noivos reais, apesar de ser bem comum, poucos sabem a história e a origem dessa tradição.

Nos tópicos a seguir você vai saber isso e muito mais sobre os noivinhos. O que eles representam de verdade, como escolher o melhor para o seu casamento, entre outras informações relevantes. Veja!

O que são os noivinhos?

 Os noivinhos são uma espécie de miniatura dos noivos. Eles são feitos, normalmente, a partir de uma massa de porcelana usada muito em decoração que é chamada, popularmente, de biscuit.

Além de ser fácil de fazer, de modelar, pode ser pintada e ter várias formas diferentes. O que faz o uso dessa matéria-prima ser ainda mais importante para esse tipo objeto de decoração.

Os noivinhos representam os noivos, por isso a forma como eles são apresentados deve mostrar, de fato, como os noivos são. Por exemplo, se a noiva trabalha o dia inteiro no computador, pode fazer uma noivinha com um notebook debaixo do braço, por exemplo. Se os noivos adoram uma cerveja, pode ser os noivinhos brindando com uma caneca de chope e por aí vai.

Quando surgiu essa tradição?

 A principal dúvida de quem busca saber a respeito dos noivinhos é de como surgiu essa ideia de colocar mini noivos na parte de cima do bolo de casamento.

Essa história começou tem muito tempo, na época da Idade Média. Lá, nos eventos, as pessoas começaram a fazer os famosos bolos de andares, que até hoje são usados em casamentos. Porém, naquela época, cada convidado levava um bolo e eles eram empilhados um em cima do outro.

Caso os noivos conseguissem ultrapassar essa escada de bolos e se beijarem em cima dela sem derrubar, era um sinal de que o casamento seria feliz e divertido. A partir dessa tradição, os noivinhos foram criados e até hoje são presença garantida nos mais diferentes estilos de casamento.

A primeira cerimônia conhecida com os noivinhos foi em 1840, no casamento da rainha Vitória da Inglaterra. Os noivos decidiram trocar os enfeites que ficavam no topo do bolo pela miniatura dos dois para simbolizar o amor, a fartura e a união.

noivinhos cerveja

Como escolher os noivinhos?

 A ideia basicamente é que eles representem os noivos. Com isso, o legal é pegar uma característica muito marcante de cada um isoladamente ou dos dois juntos e pedir para a decoradora montar os noivinhos dessa forma.

Você pode pensar diversas formas, como uma releitura do primeiro beijo, ou do pedido de casamento, ou até mesmo manias e gostos de cada um separadamente. É comum usar hoje em dia os noivinhos mais bem-humorados, engraçados. Mas isso depende de cada casal de noivos, a escolha é exclusivamente deles.

De biscuit?

A maior parte dos noivinhos é feita com base em uma massa de porcelana chamada de Biscuit. Ela é ótima para modelar, para pintar, enfim, um material perfeito para fazer esses pequenos noivos.

realistas

E noivinhos de EVA?

EVA consiste em um tipo de tecido muito usado em decoração, por ser também de fácil manuseio e ter de diversas cores diferentes. É uma outra forma de você pedir para a decoradora fazer os seus noivinhos. Porém, o biscuit ainda é mais fácil de modelar do que o EVA e outras matérias-primas.

Realistas

 O nível da montagem está muito alto e hoje é possível você encontrar artistas que fazem o noivinho e a noivinha exatamente com o mesmo rosto e corpo dos noivos de verdade. Fica incrivelmente igual.

Claro que não é simples encontrar um profissional desse quilate, mas existem vários famosos nas maiores cidades do Brasil. Uma simples pesquisa na internet já pode te ajudar a encontrar algum de confiança. Tem crescido muito a busca por esses artistas em todo o país.

Os noivinhos fazem parte de uma tradição bem antiga, mas estão cada vez mais modernos, o que faz com que eles possam ser usados nos mais diferentes estilos de casamento.


QUER SABER MAIS SOBRE BOLO DE CASAMENTO? CLIQUE AQUI!


Se tiver ainda alguma dúvida sobre os noivinhos, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *