Casamento DIY: Por onde começar? Como fazer? Contamos tudo para você!

Fazer um casamento DIY é bem complicado, até porque os noivos têm várias coisas a decidir e ainda ter esse trabalho a mais deixa tudo mais complexo. Porém, algumas pessoas desejam fazer isso, até como uma forma de ritual por ter preparado o próprio casório.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o casamento DIY, além de ver dicas que vão te ajudar a preparar o seu grande dia!

O que é?

DIY é uma sigla de um termo em inglês que significa “Faça você mesmo”. Tem sido muito usada atualmente em boa parte do mundo, já que as pessoas começaram a fazer os próprios móveis de casa, os elementos de decoração e outros detalhes para equipar a própria casa, o escritório, o estabelecimento em que trabalha.

No caso do casamento DIY é os noivos fazerem eles mesmos o próprio casamento, ou seja, elaborar a decoração, produzir os elementos que vão ser usados, escolher os móveis, os talheres, dispor no local da festa, enfim, um trabalho que muitos gostam de ter para sentir esse pertencimento maior ao evento.

Por onde começar?

A primeira atitude que deve ser tomada é definir sobre o que será a festa de casamento. O tema, o estilo, a quantidade de convidados, o lugar, tudo isso vai trazer uma ideia do que deve ser usado de decoração, de móveis, de demais objetos.

Com isso tudo definido, vocês vão calcular juntos qual a decoração que desejam oferecer na festa, definir a quantidade de mesas e cadeiras, de mesas de comida, de local para drink, bar, palco da banda, ou DJ, enfim, pensar em todo o espaço.

Depois disso é só começar a elaborar os elementos que vão ser usados para arquitetar o local da festa e também os objetos de decoração e como eles serão distribuídos pelo espaço do evento.

Casamento rústico é ideal para fazer DIY!

O ambiente rústico é ideal para você fazer o DIY, porque a madeira é uma matéria-prima excelente para ser trabalhada e transformada em uma centena de coisas. Além disso, você pode criar enfeites com flores, folhas, mudas, plantas, em geral.

Fazer placas de madeira com o nome dos noivos para ser pregada no chão do sítio, quadros de parede de flores e folhas, enfeites de mesa com flores, pallets que podem servir como painel, porta kits, mesas, cadeiras, bancos, etc.

Casamento DIY simples para economizar

Muitas pessoas com o intuito de economizar decidem fazer o casamento por conta própria, ou seja, um casamento mais simples. Para isso, não contratam empresa alguma e fazem toda a recepção sozinhas.

Esse trabalho é muito válido, porque esse dinheiro pode ser precioso para o início do casamento e também para a lua de mel.

Separe um espaço pequeno, prepare aperitivos e um almoço ou jantar mais simples e barato e a decoração também não tem que se preocupar muito. Alugar cadeiras e mesas, fazer uma mesa de bolo e doces, colocar toalhas nas mesas dos convidados, fazer um pequeno enfeite de mesa com flores, usar alguns elementos de decoração no espaço, como quadros, fotos, vasos de flores e pronto.

Seu casamento vai estar simples, fácil de organizar, barato e vai deixar todos os seus convidados bem aconchegantes.

Dicas para fazer você mesmo seu casamento ao ar livre

No caso do casamento DIY ao ar livre, as dicas são bem parecidas a do casamento rústico. Você pode preparar os enfeites de mesa, os kits balada, para tirar foto, como máscaras de papel, pode fazer quadros, murais de foto, origamis, a depender do estilo da festa.

Também pode usar os pallets para fazer bancos, cadeiras, painéis, mesas e outros móveis que serão utilizados pelos convidados durante a festa.

Se for um casamento na praia, por exemplo, utilize os elementos do local para poder fazer sua decoração. Um vaso de areia pode ser um enfeite de mesa, conchas podem se espalhar pelo local do evento, use a sua criatividade.

Como fazer um casamento DIY de noite?

Além de todos esses elementos que podem ser feitos em ambientes fechados, abertos, como os móveis e os enfeites, uma questão muito importante para a noite é a iluminação.

Os noivos podem preparar luzes, abajures, lâmpadas, panos brancos que ajudam nessa luminosidade, velas, castiçais, que ficam bem bonitos e deixam a festa mais iluminada e aconchegante aos convidados.

Fotos para inspiração

 

Caso tenha ainda alguma dica de como preparar um casamento DIY, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *