Casamento rústico: Dicas e ideias para utilizar essa decoração incrível!

casamento rústico altar

O estilo rústico tem sido uma tendência bastante utilizada na decoração em diversos tipos de ambientes e eventos, principalmente, em casamentos e festas de gala. Ao contrário do que muita gente imagina, se bem-feita, esse tipo de ornamentação não precisa ser grosseiro como o próprio nome sugere e pode carregar sempre um toque de sofisticação e bom gosto. Quer usar esse estilo no seu casamento? Veja aqui nossas dicas sobre casamento rústico!

O que é decoração com estilo rústico?

A palavra “rústico” remete a algo que vem do campo ou é feito de forma manual. Além disso, pode ser empregada em situações em que se queira determinar algo que seja “simples”, “rude” ou até “grosseiro”, a depender do contexto. Porém, quando se trata de estilo, na maioria das vezes, refere-se a algo que remete ao campo, ao artesanal e antigo.

Uma decoração rústica segue um estilo campestre, com aspecto que lembra objetos antigos ou feitos manualmente, sem uma quantidade de detalhes minuciosos e que possuam uma aparência não delicada.

Por isso, a decoração rústica é marcada pelo uso de objetos feitos em madeira ou matéria-prima natural, além do uso de elementos que tenha o mesmo aspecto, como plantas, pedras, objetos feitos de barro, palha ou que tenham tons mais areados.

O estilo rústico em casamentos pode ser obtido utilizando móveis de madeiras, adornos naturais e artesanais, cores mais puxadas para tons naturais, além da aplicação de elementos que não possuam acabamentos tão sofisticados.

Casamento rústico simples

É possível aplicar uma decoração de casamento rústica simples, sem que as características principais desse estilo causem um resultado final chamativo. Para isso, a principal dica é utilizar objetos menores com detalhes rústicos e optar por peças artesanais, como fitas, vasos, copos, dentre outros.

Outra dica importante é apostar em tons sóbrios, como bege e marrom claro, isso permitirá que a decoração fique mais leve e objetos não chamem tanta atenção. Vale a pena também apostar em florais simples, folhas e ferrugens.

casamento rústico decoração mesa do bolo

casamento rústico decoração

casamento rústico decoração

casamento rústico decoração das mesas

casamento rústico altar

Casamento rústico chique

Apesar do estilo rústico tender mais para o lado artesanal, é possível conseguir dar um toque de sofisticação a esse tipo de ornamentação. Para isso, uma boa saída é mesclar as cores mais rústicas com tons mais nobres, como o dourado e bronze.

Além da boa aplicação de cores, a decoração de um casamento rústico chique pode conter elementos mais sofisticados, como castiçais, velas e objetos em vidro ou cristal, que possuam um acabamento que remeta a algo mais artesanal.

Se o casamento for noturno, vale a pena apostar em uma iluminação mais requintada e bem elaborada, principalmente com a utilização de cores mais quentes, que ajudarão a deixar o ambiente mais elegante e sofisticado.

casamento rústico chique altar

casamento rústico chique bolo e decoração

casamento rústico chique altar

casamento rústico chique altar

casamento rústico chique altar

casamento rústico chique decoração da mesa do bolo

casamento rústico chique das mesas

casamento rústico chique das mesas

Decoração ideal para cada tipo de espaço

A escolha da decoração rústica ideal também depende do ambiente e do espaço escolhido para a realização do evento, pois cada espaço tem suas características próprias e que demandam diferentes formas de decoração.

Ao ar livre

Se o casamento for acontecer ao ar livre, é possível aproveitar o ambiente natural do espaço para a criação de uma ornamentação rústica perfeitamente harmônica com os elementos naturais do local. A grande dica é se atentar ao tipo de lugar onde o evento acontecerá.

  • Em sítios: se a cerimônia ou festa do casamento rústico ocorrer em um sítio, é importante que se pense em cores para a decoração que combinem com tons comuns nesse tipo de espaço, como verde das árvores ou o azul da piscina. Esse é um bom ambiente para apostar em decorações com elementos florais.
  • No campo: se o casamento acontecer no campo, a primeira dica é utilizar elementos de material mais artesanal ou natural, como cadeiras ou bancos de madeira. Se houver jardim e árvores no espaço, vale a pena integrá-los à decoração. Uma árvore, por exemplo, pode receber uma placa com alguns dizeres referentes à história do casal.

casamento rútico ao ar livre altar

casamento rútico ao ar livre altar

casamento rútico ao ar livre ideias de decoração

casamento rútico ao ar livre ideias de decoração

casamento rútico ao ar livre ideias de decoração

casamento rútico ao ar livre altar

casamento rútico ao ar livre ideias decoração da mesa do bolo

Em local fechado

Para um casamento rústico que ocorrerá em um local fechado, uma boa dica é a utilização de móveis, como cadeiras e bancos, feitos em material artesanal e que não possuam um acabamento tão refinado. Além disso, os objetos utilizados nesses móveis fazem toda diferença, por isso, vale a pena apostar em adornos mais rústicos e artesanais.

Se o orçamento não estiver tão comprometido, vale a pena apostar numa cobertura sobre o piso que remeta à madeira, caso o piso do ambiente não seja propriamente feito desse material. A iluminação também é um ponto que merece atenção e lâmpadas com luz mais quentes ou até mesmo velas podem ajudar nesse tipo de ambientação.

casamento rútico em local fechado ideias de decoração

casamento rútico em local fechado decoração das mesas

casamento rútico em local fechado decoração das mesas

casamento rútico em local fechado mesa altar

casamento rútico em local fechado mesa do bolo

casamento rútico em local fechado mesa do bolo

casamento rútico em local fechado decoração das mesas

E então? Escolheu o estilo rústico para o seu casamento? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência!

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *