Chá bar: O que é? Como organizar? Confira ideias e inspirações!

inspiração chá bar

Antes de se casar, os noivos realizam uma série de eventos para comemorar a despedida de solteiro com os amigos e familiares. Tem as festas, o chá de panela, o de lingerie entre outros. Nos últimos anos, um novo tipo de evento ficou bem famoso: o chá bar.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer tudo a respeito do chá bar. O que ele é, como você pode fazer, o que servir, a lista de presentes, entre outras informações. Veja!

O que é?

O chá bar é um encontro divertido entre os amigos e familiares dos noivos, em que são servidos comidas de boteco e bebidas, como cerveja, cachaça, refrigerante, tudo como se fosse, de fato, um bar.

inspiração chá bar

Como fazer?

A ideia do chá bar tem que partir dos noivos e fazer sentido para eles. Se eles gostam de tomar uma cervejinha, curtir um boteco, é uma ótima pedida, porque é um evento da noiva e do noivo com os convidados em comum, diferente do de lingerie, por exemplo, que é apenas da noiva.

Geralmente, o chá bar é feito entre 20 e 30 dias antes do casamento. O tempo é ideal para dar uma acalmada nos ânimos e curtir o momento com os amigos e familiares.

O que servir?

A comida também deve ser típica desse estilo de estabelecimento. Torresmos, linguiças, fígado acebolado e pequenas porções são ótimas comidas para serem servidas num chá bar.

Além disso, a principal dúvida está na questão das bebidas. Para que os noivos não gastem muito, o ideal é que cada um leve a sua própria bebida, de acordo com as preferências dos próprios convidados.

buraco quente

Como é a decoração de um chá bar?

Com isso definido, é hora de pensar na decoração, organização e na forma que será o evento. O ambiente precisa ser aconchegante e divertido para o casal e para a família e os amigos.

É  ideal que a decoração tenha garrafas, mesas e cadeiras típicas de bar.

Quanto ao estilo fica ao critério do casal. Eles podem se inspirar no estilo rústico com muita  madeira ou até definir um tema, como cabaré, faroeste, boteco, entre outros.

Ademais, uma dica importante é que na decoração tenha elementos que envolvam o casal, como fotos, corações, flores, declarações de amor entre outras coisas.

Inspirações para um chá bar simples

O chá bar é um encontro simples, em sua maioria. Quem escolhe esse tipo de evento quer criar um ambiente aconchegante, próximo, íntimo e divertido.

Então, não tem muito com o que gastar. Apenas conseguir um bom freezer, fazer comidas de boteco, cadeiras e mesas de plástico alugadas, umas toalhas quadriculadas, enfeites de flores, uma mesa de doces e pronto, festa perfeita!

inspiração chá bar simples

 Ideias para fazer um chá bar moderno

Para quem prefere um ambiente mais atual, a ideia é fazer um chá bar baseado nos bares mais gourmet ou nas cervejarias artesanais.

Sendo assim, pode espalhar lúpulos e maltes como enfeites de mesa, colocar quadros em inglês do universo da cerveja, servir apenas bebidas artesanais e mais caras, preparar pratos de boteco, mas com um toque diferenciado, como molhos e acompanhamentos.

Inspiração modernoinspiração chá bar moderno

Como fazer um chá bar boteco?

O chá bar boteco é o mais tradicional e também o melhor entre todos. Nele, você pode servir torresmo, ovo de codorna, fígado acebolado, jiló, batata frita, linguicinha, só comida bem típica mesmo e que é muito barata.

Além disso, a cerveja tem que ser das que se toma em um bom boteco. Das mais tradicionais que são mais baratas que as famosas artesanais. Isso também barateia o evento tanto para os noivos, quanto para os convidados, caso sejam eles que vão levar as bebidas.

decoração skolinspiração decoração

 Saiba mais sobre o chá barnela

O chá barnela é um chá bar junto um com chá de panela. É uma festa semelhante ao chá bar só que com um nome mais divertido.

O interessante desse tipo de evento que você une o útil ao agradável, pois você  ganha utensílios de casa e aproveita pra tomar um cerveja com os amigos e familiares.

inspiração de chá barnela

Brincadeiras para animar seu evento

As brincadeiras são uma ótima maneira pra descontrair um pouco num chá bar.

A primeira brincadeira é a do “adivinha quem é o noivo(a)?”, ela consiste em vendar um dos cônjuges e o outro tenta adivinhar quem é o noivo(a), pelo tato, no meio das outras pessoas.

A próxima é a seguinte: um dos dois vai começar contar a história de amor deles, enquanto o outro tira objetos aleatórios de dentro duma caixa para que o contador tente encaixar os objetos na história.

Uma última brincadeira é a do “quem é mais provável que ?”, ambos ficam com duas plaquinhas com o nome dos dois, enquanto um amigo ou familiar faz suposições e o casal levanta a plaquinha correspondente.

Como deve ser o convite?

O convite do chá bar deve ser um chamado para ir a um boteco. Que tal fazer com o famoso texto na capa: Bora tomar uma? E na parte de dentro as informações do evento. Tudo desenhado a partir de imagens que identificam um bar.

convite de um chá bar

inspiração convite

Ideias para a lista de presentes

Outro fator que diferencia o chá bar do chá de cozinha e de outros eventos do tipo é a lista de presentes. Você pode pedir produtos de bar, de café, bebidas, copos, taças, enfim, produtos relacionados à temática do evento.

Comenta aqui o que você achou desse post sobre chá bar. Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *