Lista de convidados: Seis dicas para não errar na hora de montar a sua!

Lista de convidados

O casamento é um momento especial na vida de grande parte das pessoas, porém, a maioria delas sofre no momento de montar a tão polêmica lista de convidados. É comum que surjam dúvidas como “Quem convidar? ” ou “Quem não convidar sem que isso soe deselegante? ” e muita gente não consegue encontrar rapidamente respostas para essas perguntas, o que pode comprometer a organização do casamento. Mas como organizar essa lista da maneira correta? Existem algumas dicas que podem ajudar.

Lista de convidados: Defina bem o que você deseja

Existem pessoas que veem o casamento como um evento extremamente íntimo e, por isso, acreditam que o ideal é que esse momento seja compartilhado com pessoas realmente próximas, como amigos de longa data e familiares.

Mas existem aqueles casais que veem nessa cerimônia a oportunidade da celebração de uma grande festa e, portanto, desejam celebrar e compartilhar esse momento de alegria com o máximo de pessoas possível.

Nenhum dos exemplos acima está errado, afinal, cada casal escolhe o tipo de casamento de acordo com seu gosto. Porém, na hora de planejar esse tipo de evento é importante que os noivos tenham em mente que tipo de evento querem fazer, se será maior ou mais restrito. Isso ajudará bastante na hora de pensar no número de convidados.

Defina um orçamento

Ter em mente o orçamento que pode ser utilizado na cerimônia ou festa de casamento também ajuda bastante na hora da organização desses eventos, pois isso permitirá que os noivos pensem no número de convidados considerando o que eles podem ou não gastar.

Depois que os valores estiverem delimitados, basta pensar no número de pessoas que poderão comparecer ao evento e que tipo de buffet e ornamentação poderão ser utilizadas, de acordo com o orçamento disponível.

Lista de convidados

Crie grupos de prioridades na lista de convidados

Criar categorias de convidados ajuda bastante a pensar em todos eles sem o risco de esquecer de alguém, além de criar grupos de prioridades, caso seja necessário enxugar a lista depois. Por isso, vale a pena colocar no papel os famosos grupos: familiares, familiares distantes, amigos íntimos, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, dentre outros.

A ordem de prioridade vai depender dos noivos, mas é sempre bom recomendar que se pense primeiramente nas pessoas mais próximas e que se deixe a lista dos outros grupos para depois. Caso haja a necessidade de se cortar algumas pessoas lista, os grupos mais distantes podem ser os primeiros a serem pensados.

O importante é se ter em mente que, infelizmente, priorizar pessoas em uma lista de casamento é comum para a maioria das pessoas, principalmente se o ciclo social for grande. Porém, casar não é barato e gastar demasiadamente em uma festa de casamento lotada de pessoas não tão próximas se tornar um gasto desnecessário.

Organize tudo em uma planilha online

Papeis nesse caso não são bem-vindos, pois eles podem se perder e causar uma verdadeira confusão. Opte por organizar a lista de convidados em uma planilha online e compartilhe com as pessoas importantes para o evento, como o noivo ou o pessoal do cerimonial. Esse documento precisa estar sempre bem organizado e atualizado, para que pessoas importantes não sejam esquecidas.

Lista de convidados

É importante ser organizada na hora de planejar seu casamento, não apenas com a lista. Se você não é uma pessoa organizada ou está com dificuldade de organizar o casamento da melhor maneira, você pode recorrer a aplicativos de organização de casamento.

Faça um checklist

Antes de mandar confeccionar os convites é importante que faça uma revisão sobre os convidados, para que nenhuma pessoa importante fique de fora. Por isso, faça um checklist com o noivo e, se possível, peça alguém próximo que confira com você se está tudo certo. Mas também recomendamos que se faça alguns convites extras, pois vai que alguém fica para trás, não é?

Não escute demais as outras pessoas

É comum que algumas pessoas deem palpites (e às vezes até demais!) na lista de convidados. Mas vale lembrar que, antes das outras pessoas, o casamento é um evento dos noivos, por isso, é importante que seja levado consideração quem o casal deseja levar.

Nessas situações, é bem comum que os pais dos noivos também palpitem sobre convidar seus respectivos amigos e conhecidos, mas, se o casal se não se sentir à vontade, é bom lembrar que não existe a obrigação formal de se convidar essas pessoas.

E ai? Pronta pra fazer sua lista de convidados para o casamento? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário! Compartilhe com a gente sua experiência!

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *