RSVP: O que significa? Como colocar no convite? Como responder? Tire suas dúvidas!

A forma de realizar um casamento atualmente mudou muito em relação aos anos anteriores ao advento da internet banda larga, das redes sociais, dos aplicativos e do marketing de conteúdo. Hoje é tudo mais simples de ser organizado e ser executado e uma dessas facilidades é o RSVP.

Para quem não sabe o que significa essa importante sigla, nos tópicos a seguir você vai descobrir isso, além de entender a importância do RSVP e como fazê-lo da forma correta. Veja!

O que significa?

rsvp

RSVP é uma sigla em francês que significa “Répondez S’il Vous Plait”. Em bom português: “Responda, por favor”. É um termo muito usado em convites de casamento internacionais, mas que agora também virou tendência no país. Ele serve para que a pessoa confirme ou não a presença na cerimônia e na festa.

Como é um termo novo para muitos, o ideal é ainda não usá-lo apenas de forma isolada no seu convite, já que os convidados podem não ter o tal significado.

Para fazer da forma correta o pedido, é preciso ser mais explícito.

Como colocar o RSVP no convite de casamento?

RSVP

Os convites de casamento atuais vêm com as informações tradicionais sobre os noivos, nome dos pais, local e horário da cerimônia, da festa, se tiver.

Ao final, vem o link do site dos noivos e o texto descrito: Confirme sua presença no site oficial dos noivos!

Essa é a forma que os brasileiros estão usando atualmente para pedir o RSVP sem necessitar colocar a sigla que ainda é muito desconhecida, principalmente do público mais velho.

Quando faltar cerca de um mês para o casamento, a assessoria liga para quem ainda não confirmou presença e pergunta se a pessoa vai ou não participar da cerimônia e da festa. Isso é necessário para organizar a quantidade de mesas, cadeiras, a decoração, o buffet, as bebidas, etc.

Quer saber dicas para organizar seu casamento? Clique aqui e veja o artigo que preparamos para você!

RSVP passivo RSVP ativo

O RSVP passivo é o termo usado para os convidados que, espontaneamente, colocaram a confirmação ou não de presença no site dos noivos.

Já o RSVP ativo é quando a assessoria necessita ligar e faz esse contato direto com os convidados que não responderam a questão no site.

Esses termos são mais importantes para quem trabalha em assessorias de casamento e cerimonialistas que resolvem essas questões de organização e de quantidade de convidados para os noivos.

Como responder?

rsvp como responder

A resposta do RSVP deve ser feita a partir do site dos noivos. O link vem descrito no convite físico e também é postado sempre nas redes sociais de ambos.

Aí, basta o convidado entrar na página, colocar o seu nome, o número de pessoas que vai com ele, respeitando quem foi convidado de verdade, preencher o cadastro com telefone e e-mail e confirmar a presença. Bem simples e rápido de ser feito.

A mesma situação vale para quem não vai poder ir. Basta preencher os dados e colocar que não irá poder participar da cerimônia.

Você sabe o que é um pré-wedding? Clique aqui e saiba como fazer um!

Qual o prazo para confirmar presença?

RSVP

Isso depende muito dos noivos e da assessoria, como também dos prazos dados pelo buffet, pelo bar, pela loja de aluguel de móveis, etc. Normalmente, o prazo máximo é com 30 dias de antecedência, mas alguns preferem que esse prazo seja de 45 a 60 dias para poder organizar de uma forma mais calma e precisa.

Isso não quer dizer que uma pessoa que não confirmou presença vai ser proibida de ir ao casamento. Não tem nada a ver com isso.

É apenas uma forma que as assessorias descobriram de tentar evitar desperdícios e fazer com que os noivos paguem apenas aquilo que for, realmente, consumido.

Um jeito de economizar de forma prática e que funciona com eficiência.

Se você só puder responder na semana do casamento, ou na véspera, basta informar a assessoria da questão, que quer ir, mas tem alguns imprevistos que podem te impedir de ir.

Deixe a possibilidade em aberto para que a empresa saiba a melhor forma de lidar com essa situação e contratar os serviços com as quantidades necessárias.

Caso tenha ainda alguma dúvida sobre o RSVP e como ele deve ser realizado, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *